A CONQUISTA DO ÉDEM
Na Portugal de 1497, cinco cavaleiros da Ordem de Cristo saem numa missão não oficial, rumo a mares desconhecidos.
  
  
O SEGREDO DO ORÁCULO PERDIDO
Neco, menino maroto, órfão de pai e mãe, admirava desejoso a cidade por trás das grades do muro do orfanato...
  
  
LIVRO LÚDICO
No intuito de criar um modo de atrair a atenção de pessoas – de qualquer faixa etária – para a leitura, além de proporcionar uma forma diferente...
  
  
MARGARIDA NO JARDIM
Narra com simplicidade o ciclo natural da vida. Usa a natureza como parâmetro, permitindo à criança um contato direto...
  
  
O MEMORIAL DA BRUXA
Tambores ressoam escondidos na mata. O coração do invasor marcha no mesmo ritmo....
  
  
O MISTÉRIO DAS PIRÂMIDES
Emoções, emoções e mais emoções, mil cores neste romance que deixa o leitor na expectativa daquilo que, até à ultima....
  

   
 

CONCEPÇÃO
No intuito de criar um modo de atrair a atenção de pessoas – de qualquer faixa etária – para a leitura, além de proporcionar uma forma diferente de entretenimento é que a autora desenvolveu o LIVRO LÚDICO.
O livro, em questão, é de uma simplicidade que fascina. Ao invés de termos um livro convencional com letras e figuras temos, além da história, figuras em alto relevo escondidas no interior de uma pequena caixa. Nesse livro a pessoa exercita dois sentidos: o visual e o tátil. O LIVRO LUÚDICO funciona no seguinte esquema: a pessoa lê o texto do lado externo da caixa  e em seguida tateia a representação desta cena no interior de um dos lados da caixa.
O processo básico de fabricação do mesmo é feito através de pequenas caixas, com um orifício numa das laterais, objetos tridimensionais, tecido, tinta e demais artigos e componentes que são intercalados entre si, devidamente montados segundo uma seqüência predeterminada. É importante salientar que o formato do livro pode variar; sendo uma casinha, ou uma bola ou qualquer outra forma geométrica ou ainda um saco onde os objetos fiquem previamente escondidos. É importante ressalvar a idéia  texto, tato.
Os objetos são dispostos e combinados entre si de modo a criarem a composição desejada, de acordo com a história que é contada. A identificação da mensagem ali representada dar-se-á somente através do tato, auxiliada pelo roteiro e contexto descritos nas páginas que contém a história, estimulando o interesse e a curiosidade de quem lê.

OBJETIVO
Além de prender a atenção do leitor, essa nova forma de entretenimento irá também proporcionar o desenvolvimento sensorial do tato e da sensibilidade pessoal, funcionando como um ótimo exercício mental.
Dentro desse mesmo contexto, trata-se praticamente de um livro que promove um desafio, atiçando a curiosidade e prendendo a atenção e concentração do leitor, seja ele criança, adolescente ou adulto, pois só se entenderá o que o alto relevoquerem sugerir se lido o texto interno, cujo mistério provocam um estímulo à imaginação, criatividade e continuidade da leitura, despertando o interesse do leitor até o final.

UTILIDADE
Os próprios conceitos de incentivo à descoberta e à satisfação da curiosidade o tornam bastante útil para:
–Escolas, que trabalham com oficinas de leitura, estimulando o interesse daqueles que estão aprendendo a ler;
– Fonoaudiólogos, psicólogos, professores e educadores em geral, no auxílio ao tratamento de pessoas com problemas de dislexia, coordenação motora, desatenção, etc.
– O texto poderá ser escrito em “braille”, tornando-o acessível aos deficientes visuais e auditivos.

– Como forma de entretenimento e aprendizado, pode tornar-se um jogo de adivinhação, acompanhada de perguntas do tipo: “o que é o que é?” ou, ainda, como uma forma de desafio no sentido de descobrir e encontrar determinadas situações, previamente elaboradas, funcionando ainda como forma de incentivo à escrita, dispondo desenhos para que o leitor tente imaginar ou inventar o que se está desejando contar, usando de sua própria criatividade e dedutibilidade tátil.

 

Alda Andreia Therkovsky

 

Clique na imagem para ampliar